quarta-feira, fevereiro 04, 2004

Próximo do Paraíso

Se você quiser pernoitar em Paulinho Neves, ou apenas almoçar o único lugar eh a Pousada de Dona Maze. La os viajantes se encontram e deitados em redes sob frondosas mangueiras podem descansar das longas caminhadas pelas dunas dos Pequenos Lençóis. A pousada se localiza nas margens do Rio Novo, onde o entardecer mais parece uma pintura impressionista. Talvez tanta beleza atraiu um forasteiro que conheci durante um almoço na Pousada Oásis dos Lençóis.

Seu Fran, que aparentava uns 60 anos, era uma pessoa cheia de historias, falante e sorridente, mas no fundo de seus olhos parecia esconder alguma coisa. Ele me contou que vinha de João Pessoa, que fora um engenheiro de renome na capital da Paraíba, onde realizou diversas obras para o governo local. Estava separado da mulher e depois de muita insistência percebera que os filhos não se interessavam pelo negocio. Eles só queriam saber de festas e noitadas e por isso resolvera vender o empreendimento e viajar para conhecer o Brasil que ate então pouco conhecia. Rodou por diversas praias, cerrados, serras e cachoeiras. Esteve na Amazônia, no pantanal e no sertão do centro-oeste. Mas foi naquele lugar, no meio do trajeto entre Barreirinhas e Tutoia foi que resolveu se instalar. Seu Fran já vive em Paulinho Neves há quase 3 meses. No vilarejo financiou a reforma da única escola e da Igreja. As terças e quintas exerce a atividade de professor voluntário do colégio, onde ensina matemática. Muitos moradores achavam que ele queria se candidatar a prefeitura do local, por isso arrumou algumas inimizades. E quando perguntei quando pretendia ir embora ele foi convicto na resposta: “Sabe eu já passei por muitas coisas na minha vida. Agora eu quero sossego e aqui perece que eu o encontrei. Só saio daqui quando a vida me levar”

A noite, num bate papo com a Dona Maze ela me revelou que seu Fran estava com câncer e fora desacreditado pelos médicos. Alguns diziam que ele viveria por apenas três meses, outros falavam em seis meses. Mas já se passou quase e o velho continua cheio de sonhos e de vida. Agora entendo a sua escolha por este local.