sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Liberdade

Liberdade. O nome do bairro paulistano já é bem sugestivo, ainda mais o relacionando com a história que me foi contada naquele lugar. Num karaokê pra lá de original, com seus sofás vermelhos, luzes piscando como se fosse um eterno natal, fotos enormes dos mais variados motivos, mesas de bilhar, churrascaria, restaurante japonês, quadros de luz com águas em movimento e claro, alguns senhores japoneses cantando no idioma da terra do sol nascente. O ambiente pop-trash-cool-kitsch reúne o mais variado público. Desde pessoas descoladas, populares, a tiozinhos que vão jantar com amigos. E lá conheci uma garota. Entre cervejas, tempuras e saques ela começou a falar que andava triste e contou-me a história de sua vida, o que dava um belo roteiro de filme.

Ela é natural de Colorado do Oeste, uma cidade no interior de Rondônia, terra de aventureiros, desbravadores que foram de outras regiões do Brasil tentar a vida por aquelas paragens. A família dela migrou do sul. Atualmente, o que acontece em Colorado é que a segunda geração, também com comichões nos pés, tentam ir além, cruzar fronteiras nacionais e alcançar a terra do Tio Sam.

Ela mora a poucos meses em São Paulo, na casa do irmão e trabalha nas Casas Bahia. Aos 12 anos, a mãe a levou junto com esse irmão para descobrir melhor quem era o pai. Desnecessário. Ela e o irmão foram levados para flagrar o pai na cama com outra.

- Aquilo nunca mais saiu da cabeça minha cabeça...lembro-me como se fosse ontem...

Na época o pai era o prefeito da cidade. Com a imagem arranhada ele mudou de ramo, saiu da vida publica e entrou num negocio muito mais lucrativo. Virou coyote, comprou um hotel em Ciudad Juarez no México e começou a financiar viagens daqueles que queriam ver a vida transformada pelos dólares americanos. Ele adiantava a grana, montava o esquema e depois recebia o triplo investido num período de um ano. A festa foi farta, durou um tempo, mas teve hora pra acabar. Ele foi pego, o esquema se desmontou e ficou alguns meses preso. Virou notícia ate do Jornal Nacional. Atualmente ele toca uma fazenda nos confins da Amazônia. A mãe, entrou para a política e se tornou vereadora em Colorado do Oeste.

Já essa minha nova amiga, cansada daquela vida, resolveu se aventurar na maior cidade da América do Sul.Veio morar na casa do irmão mais novo que se mudou um ano antes.

Depois de várias outras cervejas, intercaladas com saques, ela disse que estava preocupada porque o irmão havia passado mal e naquele dia acabara de voltar do hospital. Diagnostico: arritmia cardíaca por conta de anabolizantes. Como assim? Pois é, ele é go go boy em casas noturnas, tira uma grana e namora uma travesti que é a cover da feiticeira.

E ela esta atrás do seu próprio caminho, das suas escolhas, atrás da sua liberdade. Quais serão? Ainda não sabe...Pelo menos esta no caminho, ou melhor, no bairro certo. É...a vida às vezes até parece uma novela.

2 Comments:

At 3:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Hello Rodrigo, I’m just searching the web for the next big thing on immunotec and noticed your great site. Although Liberdade wasn’t actually what I was looking for it DID get my attention and interest. I see now why I found your great
website when I was searching for immunotec related information and I’m thankful I found your blogsite even though its not an exact match. Excellent Post, thanks for the read (It’s a keeper).

 
At 1:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Hello there Rodrigo, I’m out surfing for a good blog experience on com and found your great site. Although Liberdade wasn’t exactly what I’m looking for it certainly got my attention and interest. I see now why I found your excellent blog-site when I was searching for com related web sites and I’m glad I found your site even though its not an exact match. Excellent Post, thank you for the read.

 

Postar um comentário

<< Home